Roteiro de fim de semana reúne esportes e integração com a natureza e a população local

CO.life coloca ideia de turismo sustentável na prática em São Bento do Sapucaí

A CO.life, empresa que promove experiências e soluções socioambientais para a vida moderna, abraçou agora o turismo e escolheu como base a bela cidade de São Bento do Sapucaí.

Marcelo e Eduardo Lage, irmãos e sócios na CO.life, conduziram passeios de bicicleta para conhecer não só as belezas menos conhecidas de São Bento como também alguns dos moradores da cidade, com quem os participantes puderam conversar e aprender, por exemplo, sobre a técnica de agrofloresta. A proposta da CO.life não é só que o visitante observe, mas que ele se sinta convidado – ou mesmo provocado – a contribuir com o desenho/implementação de uma solução socioambiental.

“Muitos vêm a São Bento achando que só tem a Pedra Baú – que é linda – mas há muito mais. A nossa proposta é que as pessoas conheçam mais, se envolvam mais e queiram contribuir com um legado positivo para aquele local”.

A CO.life já vem atuando na disseminação do uso de composteiras domésticas, além de promover o uso da bicicleta em São Paulo, com projetos inovadores como BIKE PASS (rede de vestiários para quem quer tomar um banho fora de casa).

“Com esse tipo de turismo, queremos promover uma via de duas mãos, de um lado o turista que usufrui as belezas naturais, enquanto do outro, a comunidade local ganha com o legado positivo que o turista pode proporcionar.

A primeira viagem, realizada no fim de semana de 27 e 28 de julho, contou com esportes, alta gastronomia, momentos de descanso e contemplação alternados com momentos de muita troca de experiências.

A gastronomia merece uma menção à parte, a começar pelo café da manhã na Hospedaria O Casarão, com vários ingredientes caseiros, como os pães de fermentação natural confeccionados no próprio local. Os almoços também foram especiais, no restaurante Chapati e no sítio de Wilde e Aline. Na noite de sábado, o grupo foi comer pizza no Hostel Quintal Sem Fim!, vizinho ao Casarão, onde um casal de holandeses recebeu a todos com comida boa, fogueira e muita gentileza.

Se todos se reúnem para comer, nos esportes os irmãos dividem o grupo em dois para que cada um possa ir no seu ritmo: aqueles que pedalam e os que não têm essa prática. O grupo menos experiente fez um passeio de bike bem tranquilo até a cachoeira do Poção, já o outro, fez a Volta da Represa, também de bike – cujo nível de dificuldade física e técnica é desafiador mesmo para os bikers mais audaciosos!

No domingo o grupo pegou a bike de novo, desta vez para ir até o Sítio dos Ipês! Todos vivenciaram uma experiência agroecológica com os conhecimentos do exemplar Agricultor Wilde, que demonstrou como é possível produzirmos alimentos saudáveis, respeitando a Natureza.

Comemos o almoço feito pela esposa de Wilde, com os alimentos produzidos por eles, e depois eles nos ensinaram, na prática, a construirmos um telhado verde para se aproveitar melhor a exposição solar, melhorando a sensação térmica no ambiente coberto. Este foi mais um LEGADO POSITIVO que este grupo de Turistas deixou por onde passou!

Veja o que acharam alguns dos Participantes:

“Viagem perfeita!! Maravilhosa, mil descobertas. Sol, natureza, pessoas incríveis!!
Esporte. Tudo perfeito!!!!! Muito melhor do que eu esperava. Nunca comi tanta comida maravilhosa.” Ressalta Lia – entusiasmada após a viagem.

“Eu adorei a viagem!!! Tudo mesmo!! São Bento é maravilhoso!! Foi um FDS muito divertido!! Teve atividades para todos!! Eu amei as aventuras com meu amor. Parabéns por todo o roteiro! Conhecemos um outro lado de SBS. A cia de vocês foram maravilhosas! Ahhhh e a comida foi INCRÍVEL!!” Agradecimentos da Luciana, que é vegana e aprovou todas as refeições.

“Foi uma experiência maravilhosa em todos os sentidos. Descansei, conheci paisagens lindas e pessoas interessantíssimas, acabei com o meu receio de andar de bike graças à paciência de Dudu e Marcelo e ainda pude colocar a mão na terra para construir o telhado verde – o que dá um prazer enorme! Fora a comida, que foi deliciosa do começo ao fim. Quero voltar!”
Carolina Glycerio

Não perca a próxima edição, já tem data!
Será nos dias 14 e 15 Setembro/2019, garanta já a sua vaga.

Link para inscrição: https://forms.gle/a5LPSx2jJrdxDMKh9

CO.life
daiwis@daiwis.ppg.br
No Comments

Post A Comment